Book now

2018-05-03

Termas de Chaves e Câmara Municipal criam Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Base Termal En

Será uma iniciativa única no País aquela que as Termas e Chaves e o Município flaviense vão realizar no dia 4 de maio de 2018. O Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Base Termal será constituído por assinatura em cerimónia pública e juntará mais de 30 entidades e empresas do setor do turismo, hotelaria, restauração, animação e eventos, bem como outras relacionadas, na promoção do turismo de Chaves.

O Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e o Presidente da Associação das Termas de Portugal, Victor Leal para além de outras individualidades, testemunharão a criação do Conselho Estratégico. O início de uma nova forma, solidária e participada pela comunidade, de gerir e potenciar um dos mais preciosos segredos romanos com mais de dois mil anos – as águas termais bicabornatadas-sódicas mais quentes da Europa – com o objetivo de divulgar, captar e fidelizar o turismo de base termal, histórico, de natureza e de lazer e ao mesmo tempo contribuir para o investimento, desenvolvimento económico e criação de emprego na Região.

Em 2017, segundo o Turismo do Porto e Norte de Portugal, as termas motivaram 7% da procura global registada nas lojas de Turismo, numa subida de 5% em relação a 2016, sendo que, entre os visitantes que se alojaram na região para usufruir dos seus balneários, 34% eram espanhóis e 16% franceses.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal que gere as Termas de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, que é ao mesmo tempo Presidente da Câmara, “Espera-se que no segundo semestre de 2018, o mais tardar início de 2019, sejam repostas as comparticipações do Sistema Nacional de Saúde aos tratamentos médico-termais, o que terá um impacto muito positivo no aumento do número de aquistas e motivará a continuação dos investimentos do Município nas Termas de Chaves e na promoção turística de base termal”. Segundo o autarca, “esta é mais uma razão para envolver o tecido empresarial e a própria comunidade num desígnio que trará benefícios a todos, valorizando o turismo, o comércio, as pessoas, o emprego e a retenção das camadas mais jovens no interior do País”.

Fátima Pinto Correia, administradora executiva das Termas de Chaves, refere que “a relação entre Turismo, Saúde e Bem-Estar é cada vez mais evidente. As estratégias internacionais de desenvolvimento turístico começam a apostar claramente no Turismo de Saúde e no Bem-Estar, que a OMT – Organização Mundial de Turismo relaciona diretamente com o caráter e a unicidade de cada território, a utilização de recursos naturais, a cultura e a tradição e as pessoas”.

A atividade termal é um dos mais importantes recursos turísticos de Trás-os-Montes, gerando receitas, dinamizando a economia, incentivando investimentos públicos e privados, criando postos de trabalho, fixando os jovens e aumentando a qualidade de vida da população. E Chaves tem – segundo o seu Presidente de Câmara – “um sólido pilar de desenvolvimento turístico e económico, bem como uma das mais fortes razões de diferenciação na Região e no País”.

As Termas de Chaves valem enquanto equipamento municipal e pela atividade comercial, mas também enquanto principal elemento agregador de todo o potencial turístico de Chaves: história, cultura e património, natureza, gastronomia, genuinidade das pessoas e das tradições”, razão pela qual – segundo o autarca – “Tão importante e estratégico ativo deve ser refletido e participado por todos quantos interagem diretamente com as atividades turísticas decorrentes do termalismo, partilhando experiências, contribuindo com ideias e iniciativas, participando na estratégia do concelho e desenvolvendo, conjuntamente, iniciativas de promoção e divulgação”.

Sobre as Termas de Chaves

As Termas de Chaves são umas das mais procuradas estâncias de tratamento termal do país e a sua exploração para fins medicinais tem raízes na época romana. Com uma temperatura de 76º, a água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato. A sua principal ação é estimular as funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização, sendo indicada no tratamento de patologias musculoesqueléticas, do aparelho digestivo, cardiocirculatórias e das vias respiratórias.

Programa da iniciativa

Conferência/Sessão de Constituição e Apresentação Pública

Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Base Termal de Chaves

4 de maio de 2018, Termas de Chaves

 

10h00 Sessão de Abertura

Presidente da Câmara Municipal e Chaves – Dr. Nuno Vaz Ribeiro

Tema: Turismo e Desenvolvimento Económico: a nova visão para Chaves

 

10h30 Coordenadora da Delegação de Chaves do Turismo do Porto e Norte de Portugal

– Dra. Antonieta Barros

Tema: A região Norte e as prioridades para o Turismo no interior do País

 

11h00 1º Secretário Executivo da CIM do Alto Tâmega – Prof. Dr. Ramiro Gonçalves

A valorização territorial do Alto Tâmega e a importância do Turismo de Base Termal para a região

 

11h30 Presidente da Associação das Termas de Portugal – Dr. Victor Leal

As Termas em Portugal: uma preciosidade capaz de alavancar a economia e o emprego de Portugal

 

12h00 Administradora executiva da Termas de Chaves – Dra. Fátima Correia Pinto

Apresentação da primeira Linha de Produtos Dermocosméticos – Projeto das Termas de Chaves em parceria com a INOVAPOTEK – Pharmaceutical Research and Development Lda e a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

 

12h30 Assinatura, pelas mais de 30 entidades, do Protocolo de constituição do Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Chaves

 

12h50 Encerramento da Sessão

Presidente da CCDR-N – Prof. Dr. Fernando Freire de Sousa

 

13h15 Almoço para Membros do Conselho Estratégico, Oradores e Comunicação Social

 

14h30 Visita às Termas de Chaves (sob inscrição na receção da iniciativa)

This website uses cookies to provide a better experience for the user. By browsing the site, you are consenting to its use More info
SUBSCRIBE OUR NEWSLETTER Receive the latest news about events, offers and promotions.