Escolhas Saudáveis: Bolinhos de Bacalhau no Forno

18 Dez Escolhas Saudáveis: Bolinhos de Bacalhau no Forno

 

O Natal está aí mesmo à porta e com ele chegam as tão esperadas refeições natalícias, com familiares e amigos reunidos e ansiosos por apreciar os tradicionais aperitivos de fazer “crescer água na boca”!

A pensar nos excessos que fazem parte desta quadra, as Termas de Chaves vão ajudá-lo a optar por escolhas mais saudáveis.

Prepare a noite de consoada com o mesmo carinho e delicadeza do costume e surpreenda quem mais ama com a nossa sugestão de dezembro, Bolinhos de Bacalhau no Forno.

Ingredientes:
500 de bacalhau (posta)
350 g de grão-de-bico
100 g de batata-doce
1 chávena de leite magro ou bebida de arroz
1 ovo
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 chalota picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de salsa picada

Preparação:
Demolhe o grão-de-bico de um dia para o outro.

Depois de demolhado o grão, coza numa panela com bastante água. Depois de cozido deixe arrefecer.

Numa panela, coloque o bacalhau com o leite e coza, em lume brando, depois de cozido, retire o bacalhau e coe o leite. Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie-o.

Com o leite que cozeu o bacalhau, leve-o a um tacho e coza a batata-doce cortada em pedaços e deixe cozer.

Numa triturador/liquificador, misture o grão-de-bico, e a batata-doce, triture até formar uma pasta e reserve.

Numa frigideira, aloure a chalota picada com o alho e o azeite, junte o bacalhau desfiado, misture muito bem e, de seguida, retire do lume.

Numa taça grande coloque o puré do grão e da batata-doce juntamente como o preparado do bacalhau, acrescente o ovo batido e a salsa picada e misture tudo muito bem.

Com o auxílio de duas colheres de sopa, forme os pasteis de bacalhau num tabuleiro. Após moldar todos os bolinhos, leve-os ao congelador aproximadamente 1 hora.

Para assar os bolinhos, pré-aquece o forno a 180C, coloque os bolinhos num tabuleiro untado com azeite e leve-os a cozer durante aproximadamente 25 minutos ou até estarem bem douradinhos.