Calendário

    << Ago 2014 >>
    STQQSSD
    28 29 30 31 1 2 3
    4 5 6 7 8 9 10
    11 12 13 14 15 16 17
    18 19 20 21 22 23 24
    25 26 27 28 29 30 31

1. O que devo fazer para frequentar as Termas?

Em primeiro lugar poderá consultar o seu médico de família para obter uma opinião, solicitando-lhe uma declaração comprovativa da necessidade de uma cura termal, para poder beneficiar de comparticipação do seu sub-sistema de saúde (em alguns casos é necessário relatório do médico da respetiva especialidade).
Poderá em seguida efetuar uma marcação de consulta médica através da Internet ou por contacto telefónico, que servirá para o aconselhamento dos tratamentos a realizar.

2. Que documentação devo apresentar nas Termas?

No setor de atendimento deverá proceder à sua inscrição e marcação de consulta, caso não tenha optado por uma reserva prévia, tendo de apresentar os seus documentos de identificação (B.I./C.C., NIF e cartão de utente).
Para a consulta deve trazer toda a informação relevante, como sejam relatórios médicos, examos complementares de diagnóstico e indicação dos medicamentos que esteja a tomar.

3. A declaração médica é essencial para obter a comparticipação?

A comparticipação por parte de um sub-sistema de saúde carece da apresentação da declaração, juntamente com o recibo emitido pelas Termas. Caso seja beneficiário de um sub-sistema de saúde como a ADSE, ADMG, ADM, SAD PSP, SAMS poderá apresentar uma declaração de um médico da respetiva especialidade a tratar.
De um modo geral os sub-sistemas de saúde requerem, 12 dias de tratamentos contínuos.

4. Os custos com termalismo terapêutico são dedutíveis no IRS?

Os tratamentos termais prescritos pelo Médico Hidrologista são dedutíveis em sede de IRS. Para efeitos de IRS necessita de juntar ao recibo a declaração médica.

5. O que se entende por termalismo clássico?

A “Cura Termal” tem por finalidade o tratamento de patologias específicas, de acordo com as vocações terapêuticas das águas termais. As Termas de Chaves têm indicações terapêuticas para as patologias músculo-esqueléticas, do aparelho digestivo e das vias respiratórias.

6. O que são os programas de Bem-Estar Termal?

Os programas incluem uma combinação de práticas termais que visam promover o relaxamento e aliviar o stress, melhorar a condição física e saúde em geral.
Os programas de bem-estar termal incluem já uma avaliação clínica.