Mês dos Santos Populares é sinónimo de iniciativas nas Termas de Chaves

05 Jun Mês dos Santos Populares é sinónimo de iniciativas nas Termas de Chaves

Junho é conhecido, popularmente, como o mês dos Santos Populares, dos arraiais e das sardinhadas entre familiares e amigos. A pensar nos hábitos alimentares, na saúde e no bem-estar, o Balneário Flaviense preparou mais um mês em movimento e com uma vasta diversidade de atividades e ações.

O programa deste mês tem início e término com as habituais visitas históricas e culturais à cidade de Chaves. No dia 5, as Termas promovem uma visita ao edifício projetado pelo Arquiteto Siza Viera: o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e, no dia 26 de junho, descobriremos a fé que embalou Chaves por séculos, através de um passeio pelo principal Património Religioso existente na região. Estas atividades principiam no espaço termal às 14h15.

Desmistificar crenças alimentares, incutir hábitos saudáveis e consciencializar para os problemas de saúde que mais afetam a população são alguns dos objetivos das palestras previstas para este mês. Assim, no dia 6 terá lugar a sessão sobre “Os Mitos da Alimentação – A Verdade dos Alimentos”, no dia 20, “A Importância do Sol e da Alimentação no combate à Osteoporose” e, no dia 27, “A Alimentação na prevenção e no tratamento da Diabetes”. As atividades têm início às 15 horas no Auditório das Termas de Chaves.

Mas as palestras não ficam por aqui! As sessões de esclarecimento sobre os diversos problemas e patologias relacionados com os pés voltam a ser dinamizadas pela podologista das Termas de Chaves, Dra. Elisabete Montalvão. Desta forma, dia 5 o tema em análise será “O pé da criança”, no dia 12 os “Calos e calosidades: causas e tratamentos”, no dia 19 as “Patologias do pé provocadas pelo calçado” e, por fim, no dia 26 de junho, uma palestra sobre a “Micose do pé: causas e tratamentos”. As ações começam às 15h no auditório do Balneário Flaviense.

O incentivo a uma vida ativa é igualmente o propósito das caminhadas organizadas sob o lema “Dar mais Anos à Vida, Dar à Vida mais Anos”. Neste sentido, no dia 22 de junho realiza-se uma caminhada até à Aldeia de Faiões.  À semelhança de outras atividades, as Termas serão o ponto de encontro, com início agendado para as 08h00. Na semana seguinte, a 29 de junho, realiza-se a segunda caminhada do mês rumo à aldeia de Outeiro Seco. Importa ainda salientar que a participação nas caminhadas é de inscrição obrigatória e carecem do pagamento de 5€ até ao dia anterior, 21 e 28 de junho, sexta-feira, respetivamente.

Para descontrair, as Termas promovem ainda uma tarde lúdica de jogos tradicionais no dia 26 de junho a partir das 14h15.

São inúmeras as razões para visitar as Termas de Chaves. Participe nas atividades e desfrute!