Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago

Explore e desvende os segredos da EURORREGIÃO TERMAL E DA ÁGUA e torne-se Embaixador das Águas de Chaves-Verín com o passaporte da Rota Termal e da Água!

A Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago traça-se pelo Vale do Alto Tâmega, abrangendo o Norte de Portugal e sudeste da Galiza.

 

Esta rota faz a ligação entre o património balneário de Verín com o de Chaves e Vidago, unindo as principais fontes, balneários e termas do território da Eurocidade.

Itinerário Principal: Verín- Chaves- Vidago

 

Extensão-total: 46,4 km

 

Tempo estimado: 46 min de carro

 

Material Necessário: Mochila, água, roupa desportiva e calçado cómodo

 

Informação complementar: Esta rota pode ser feita num só dia e de carro

                                                                                                                         

Conheça o património histórico, cultural e natural de Chaves, Vidago e Verín, em áreas de excelência turística centrada na saúde e no bem-estar.

Em Chaves, visite o complexo das Termas de Chaves, desfrute da modernização das suas instalações e da qualidade terapêutica das suas águas.

Nas margens do rio Tâmega pode ainda experienciar de um passeio a pé ou de bicicleta pela ciclovia.

A visita ao centro histórico permite deslumbrar-se por lugares emblemáticos como a Torre de Menagem do Castelo Medieval, o Perímetro da Muralha, os Fortes de São Francisco e São Neutel, a Ponte Romana de Trajano, as Igrejas Matriz e da Misericórdia, as Varandas Típicas na rua Direita e o Paço dos Duques de Bragança.

 

Na localidade de Vidago visite o Balneário Pedagógico e de Investigação das Práticas Termais de Vidago, aproveite a beleza natural da zona envolvente e conheça o emblemático Vidago Palace Hotel onde poderá beber água termal com propriedades únicas.

 

No centro urbano de Verín visite: Cabreiroá, Sousas, Fontenova, Caldeliñas e Fonte Sapo.

A passagem pela zona histórica permite-lhe ainda admirar a Casa do Escudo, a Capela de San Lázaro, a Igreja Paroquial de Santa María a Maior, a Casa dos Acevedo e a Igreja e  Convento de Mercé.

Sabia que pode ser Embaixador das Águas de Chaves-Verin?

O processo é muito simples!

Para adquirir o Kit de Termalista basta dirigir-se a qualquer Posto de Turismo da Eurocidade.

O elemento central do Kit é o Passaporte que serve de guia de viagem, onde serão colocados os carimbos que validam a passagem pelas distintas fontes.

  • Depois de obter o Kit de Termalista, entre na aventura e descubra as seis nascentes, localizadas nas três zonas: Chaves, Vidago e Verín e desfrute da excelente qualidade das águas minerais.
  • Para validar a sua passagem, não se esqueça de carimbar o Passaporte junto das placas de sinalização, aproveitando para desfrutar das mais belas paisagens naturais.
  • Para receber o Diploma de Embaixador das Águas de Chaves- Verín, mostre o seu Passaporte com os seis carimbos num dos Pontos de Turismo abrangidos pela Eurocidade.

 

  • Por último, registe os seus dados pessoais para participar num sorteio anual e habilitar-se a ganhar um prémio.

Em que consiste o projeto da Euro Eurorregião Termal e da Água?

O Projeto Eurorregião Termal e da Água tem como principal objetivo consolidar uma estratégia transfronteiriça entre Portugal-Espanha, que favoreça o desenvolvimento coordenado e competitivo do setor termal e da água, na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal em geral e na Eurocidade Chaves-Verín em particular.

Sabia que a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal oferece a maior quantidade de nascentes termais?

A Eurorregião Galiza- Norte de Portugal é a zona da Península Ibérica com a maior quantidade de nascentes termais, apresentando importantes recursos endógenos pela qualidade e quantidade das suas fontes e das suas águas minerais, tornando-a num referente do termalismo do sul de Europa.