Marcar

2023-12-07

Um Tributo em Azulejos: legado do Dr. Mário Carneiro assinalado com painel nas Termas de Chaves

No dia em que se assinala o aniversário de nascimento de Mário Gonçalves Carneiro, o Primeiro Diretor Clínico das Termas de Chaves e impulsionador do Termalismo em Portugal, foi inaugurado no Balneário um painel de azulejos oferecido por um Aquista

Um painel de azulejos pintado à mão, com ilustrações relativas a Chaves e oferecido por um aquista. Foi com a inauguração desta peça única e distintiva, instalada na entrada do Balneário Termal, que as Termas de Chaves assinalaram o aniversário de nascimento de Mário Gonçalves Carneiro nesta quinta-feira, 7 de dezembro. A peça artística, criada pelo Atelier Joaquim Pombal, foi descerrada na presença do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, e da Administradora das Termas, Brigite Gonçalves, numa cerimónia especial na entrada do Balneário onde o painel vai ficar instalado.

A iniciativa aconteceu num espaço repleto de história e memórias ligadas ao ilustre Médico Hidrologista, Mário Carneiro. Para Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves “O Dr. Mário é uma figura incontornável da história moderna de Chaves e por isso, de forma muito singela fazemos hoje, no dia em que faria 106 anos, esta homenagem.. Já para Brigite Gonçalves, Administradora das Termas de Chaves, “o Dr. Mário foi o grande impulsionador das Termas e um estudioso da Água Mineral Natural de Chaves e das suas valências, das suas indicações terapêuticos e dos seus benefícios para a saúde”.

O painel oferecido em 1999 por um Aquista que, após a realização de Tratamentos Termais, decidiu agradecer ao seu Médico, tem ilustrações de monumentos históricos da região e um texto sobre a importância da Água Termal de Chaves. Esta homenagem reflete a influência do ilustre cidadão Flaviense, cuja paixão pelo Termalismo continua a ser fonte de inspiração para as gerações presentes e futuras, simbolizando a gratidão da comunidade local pela sua dedicação ao setor termal.

Mário Gonçalves Carneiro deixou um legado marcante no termalismo, tanto a nível nacional como internacional, dedicando quase toda a sua vida à cidade e à valorização e preservação da Água Termal Flaviense. Um percurso que começou a 22 de setembro de 1945, quando foi nomeado o primeiro Diretor Clínico da Estância Hidrológica de Chaves, função que manteve durante vários anos e através da qual conseguiu influenciar e transformar a oferta termal da cidade. Ao longo desses anos, contribuiu, defendeu e divulgou as Termas, promovendo a evolução e construção de novos bal­neários e procedendo à implementação de novos e variados tratamentos que ainda hoje são utilizados. Foi ainda um estu­dioso, com diversos livros publicados sobre o tema.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informações
SUBSCREVA A NEWSLETTER Receba as últimas novidades de eventos, ofertas e promoções.